quarta-feira, 9 de setembro de 2015


OBJETIVOS:
- Trabalhar a percepção auditiva, bem como, a capacidade de concentração.
- Desenvolver a criatividade, o improviso e a abstração.
- Ampliar o conhecimento acerca da origem das populações afrodescendentes no Brasil e do tráfico de escravos durante o período colonial.
- Desenvolver habilidades em prática de coral.

CONTEÚDOS:
- Tráfico de escravos no período colonial.
- Sistema colonial brasileiro.
- Noções de linguística.
- Composição e produção textual.

ESTRATÉGIAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS:
- Fazer a leitura de texto (em textos referências) e imagens (em anexos).
- Resolução de atividades escritas (em anexo).
- Assistir a vídeos que demonstrem músicas folclóricas de tradição bantu para que os alunos utilizem como referência no desenvolvimento da atividade de composição. (https://www.youtube.com/watch?v=_aSHRDjpoQ4 e https://www.youtube.com/watch?v=UJYp6vcoAZ4)
- O professor divide a turma em grupos, e solicita que cada grupo escreva um verso relacionado ao tráfico negreiro (é importante enfatizar que os alunos escrevam o verso na perspectiva dos negros que vinham presos nos navios).
- O professor fornece o vocabulário bantu para que os alunos transcrevam os versos. (http://inzonkongombila.no.comunidades.net/bantu-dicionario-kibundu)
- O professor monta a música, criando a melodia juntamente com o grande grupo.
- Se a escola dispor, o professor pode oferecer instrumentos musicais para incrementar as apresentações. Se a escola não dispor de instrumentos, uma alternativa é construir instrumentos musicais alternativos, através da utilização de sucata ou materiais inutilizáveis. Ambas as alternativas, requerem que o professor apresente os mesmos para os alunos. (textos de apoio em textos referências) 

  RECURSOS VISUAIS E SONOROS:
- Arquivo em anexo, com o texto e os exercícios.
- Os vídeos que deverão servir de referência para a composição da melodia da música.
- Apresentação de power point para organização dos conhecimentos.

FIXAÇÃO:
- Retomada dos conteúdos de forma oral.
- Ensaio da música composta.

AVALIAÇÃO:
- Produto final da execução da música.

TEXTOS REFERÊNCIAS:
- Como construir instrumentos usando sucatas: http://www.espacoeducar.net/2009/08/instrumentos-musicais-de-sucata.html

ANEXOS:
Com base nos textos de referência, realize as atividades abaixo.

 1) Responda as questões
a. Quando houve a prática do tráfico negreiro no Brasil?
b. Qual era o objetivo do tráfico negreiro?
c. Qual era o tipo de embarcação utilizada para o transporte do tráfico negreiro?
d. Em média, quantos dias durava uma viagem de navio da África para o Brasil?

2) Complete os espaços com as palavras abaixo:

TUMBEIROS - ESCRAVOS - BANTOS - FUGAS - TORTURAS            MORRIAM - SUDANESES - SAUDADE - TRONCO                             FEITORIAS - COMPRA - MERCADOS
 
 







a. Naquela época os navios eram apelidados de ___________________, pois devido às condições precárias muitos escravos ___________________.
b. Os negros que aqui chegavam pertenciam, a grosso modo, a dois grupos étnicos: os ____________________vindos do Congo, da Angola e de Moçambique e os ___________________, da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim.
c. A _________________ da terra natal (banzo) e o descontentamento com as condições de vidas impostas eram a principal razão das _______________, revoltas e até mesmo dos suicídio dos escravos.
d. A “rebeldia” era punida pelos feitores com ________________ que variavam entre chicotadas, privação de alimento e bebida e o “___________”. Durante essas punições, os negros tinham seus ferimentos salgados para provocar mais dor.
c. Os Estados europeus instalaram ______________ e portos de abastecimento de escravos no litoral africano. 
d. no Brasil, nos séculos XVIII e XIX, várias pessoas se especializaram e investiram na ______________ de escravos na África.
e. Com a chegada ao Novo Mundo, os navios negreiros eram conduzidos a diferentes portos e localidades na América, mas quase sempre os ______________ tinham um destino em comum: os ____________________, onde eram comercializados como mercadorias, rendendo altos lucros para os traficantes de escravos.

3) Cite:
a. Nome e data da lei que extinguiu o tráfico negreiro no Brasil: _____________________
b. Nome e data da lei que deu fim a escravidão no Brasil: __________________________

4) A partir da leitura da imagem, liste os destinos das seguintes etnias:
a. Sudaneses: _____________________________________________________________
b. Bantos: ________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário