OBJETIVOS:
-
Trabalhar a percepção auditiva, bem como, a capacidade de concentração.
-
Desenvolver a criatividade, o improviso e a abstração.
-
Ampliar o conhecimento acerca da origem das populações afrodescendentes no
Brasil e do tráfico de escravos durante o período colonial.
-
Desenvolver habilidades em prática de coral.
CONTEÚDOS:
-
Tráfico de escravos no período colonial.
-
Sistema colonial brasileiro.
- Noções
de linguística.
-
Composição e produção textual.
ESTRATÉGIAS
PARA ATINGIR OS OBJETIVOS:
- Fazer
a leitura de texto (em textos referências) e imagens (em anexos).
-
Resolução de atividades escritas (em anexo).
-
Assistir a vídeos que demonstrem músicas folclóricas de tradição bantu para que
os alunos utilizem como referência no desenvolvimento da atividade de
composição. (https://www.youtube.com/watch?v=_aSHRDjpoQ4 e
https://www.youtube.com/watch?v=UJYp6vcoAZ4)
- O
professor divide a turma em grupos, e solicita que cada grupo escreva um verso
relacionado ao tráfico negreiro (é importante enfatizar que os alunos escrevam
o verso na perspectiva dos negros que vinham presos nos navios).
- O
professor fornece o vocabulário bantu para que os alunos transcrevam os versos.
(http://inzonkongombila.no.comunidades.net/bantu-dicionario-kibundu)
- O
professor monta a música, criando a melodia juntamente com o grande grupo.
-
Se a escola dispor, o professor pode oferecer instrumentos musicais para
incrementar as apresentações. Se a escola não dispor de instrumentos, uma
alternativa é construir instrumentos musicais alternativos, através da
utilização de sucata ou materiais inutilizáveis. Ambas as alternativas,
requerem que o professor apresente os mesmos para os alunos. (textos de apoio
em textos referências)
RECURSOS VISUAIS E SONOROS:
-
Arquivo em anexo, com o texto e os exercícios.
- Os
vídeos que deverão servir de referência para a composição da melodia da música.
-
Apresentação de power point para organização dos conhecimentos.
FIXAÇÃO:
-
Retomada dos conteúdos de forma oral.
- Ensaio
da música composta.
AVALIAÇÃO:
-
Produto final da execução da música.
TEXTOS
REFERÊNCIAS:
- Tráfico de escravos para o
Brasil: http://www.historiabrasileira.com/escravidao-no-brasil/trafico-de-escravos-para-o-brasil/
- Tráfico negreiro: http://www.brasilescola.com/historiab/trafico-negreiro.htm
- Instrumentos musicais de sucata: http://www.espacoeducar.net/2009/08/instrumentos-musicais-de-sucata.html
- Como construir instrumentos
usando sucatas: http://www.espacoeducar.net/2009/08/instrumentos-musicais-de-sucata.html
ANEXOS:
Com
base nos textos de referência, realize as atividades abaixo.
1) Responda as questões
a. Quando houve a prática
do tráfico negreiro no Brasil?
b. Qual era o
objetivo do tráfico negreiro?
c. Qual era o tipo
de embarcação utilizada para o transporte do tráfico negreiro?
d. Em média,
quantos dias durava uma viagem de navio da África para o Brasil?
2) Complete os
espaços com as palavras abaixo:
|
a. Naquela época os
navios eram apelidados de ___________________, pois devido às condições
precárias muitos escravos ___________________.
b. Os negros que
aqui chegavam pertenciam, a grosso modo, a dois grupos étnicos: os
____________________vindos do Congo, da Angola e de Moçambique e os
___________________, da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim.
c. A _________________ da terra natal (banzo)
e o descontentamento com as condições de vidas impostas eram a principal razão
das _______________, revoltas e até mesmo dos suicídio dos escravos.
d. A “rebeldia” era punida pelos feitores com
________________ que variavam entre chicotadas, privação de alimento e bebida e
o “___________”. Durante essas punições, os negros tinham seus ferimentos
salgados para provocar mais dor.
c. Os Estados europeus instalaram
______________ e portos de abastecimento de escravos no litoral africano.
d. no Brasil, nos séculos XVIII e XIX, várias
pessoas se especializaram e investiram na ______________ de escravos na África.
e. Com a chegada ao Novo Mundo, os navios negreiros eram
conduzidos a diferentes portos e localidades na América, mas quase sempre os
______________ tinham um destino em comum: os ____________________, onde eram
comercializados como mercadorias, rendendo altos lucros para os traficantes de
escravos.
3) Cite:
a. Nome e data da
lei que extinguiu o tráfico negreiro no Brasil: _____________________
b. Nome e data da
lei que deu fim a escravidão no Brasil: __________________________
a. Sudaneses:
_____________________________________________________________
b. Bantos:
________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário