quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Atividade Partitura Analógica e Ditadura Militar

OBJETIVOS
- Trabalhar a percepção auditiva, bem como, a capacidade de concentração.
- Desenvolver a criatividade e a abstração através do grafismo sonoro.
- Apresentação da escrita musical tradicional.
- Introduzir o aprendizado de alguns signos musicais convencionais.
- Aprimorar aspectos de criticidade e interpretação de conteúdo musical.
- Compreender o processo de ditadura militar no Brasil através de aspectos que compõem a música “Pra não dizer que eu não falei das flores”.

CONTEÚDOS      
- Signos musicais.
- Composição. 
- Ditadura militar.

ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
- Aprendizado prévio sobre ditadura militar no Brasil
- Executar a audição da Música com todos os alunos, questionando e interpretando a letra da sua maneira. Lembrando que ela pode ser entendida como fonte histórica.
- Executar a leitura do texto (em textos referências), que analisa a composição (letra) da Música.
- Apresentar a partitura da Música. Explicando os principais símbolos. (Textos, imagens e partitura em anexo). 
- Explicar como funciona a partitura analógica, frisando que o aluno deve inserir nela os símbolos que avalia mais adequado para a música, de acordo com a sua percepção individual. Para uma maior aproximação com a partitura tradicional, sugere-se que se utilize a pauta convencional. A clave, como as ‘notas’, pode ser um símbolo criado por ele, porém, deve constar no início de cada pauta, como é proposta convencionalmente. (apoio em anexo – sugere-se apresentação para os alunos em data show)
- Cada aluno fará a sua criação de acordo com a sua sensibilidade com a música. Após, entregará ao professor.

RECURSOS VISUAIS E SONOROS
- Arquivos em anexo com partitura e explicação.

FIXAÇÃO
- Retomada dos principais itens.

AVALIAÇÃO
- Entrega da partitura analógica para o professor. Avaliação individual.

TEXTOS REFERÊNCIAS
- Análise crítica da música “Pra não dizer que eu não falei das flores”: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2009/08/analise-critica-da-musica-pra-nao-dizer.html

ANEXOS
A música é escrita na pauta. A pauta contêm 5 linhas e 4 espaços, contados de baixo para cima. Na pauta, são inseridas as notas que compõem a melodia musical. 



Antes de cada pauta, existe a clave. É ela que dá nome às notas. A clave mais utilizada é a clave de sol, escrita na segunda linha da pauta.

Existem diversos tipos de notas que compõem a escrita musical. Cada uma delas tem nome e duração diferente. Também para cada nota, existe um símbolo equivalente que propõe o silencio. Este símbolo é chamado de pausa.


Partitura:




Escrita e interpretada por Geraldo Vadré, no início da ditadura militar, a música “Pra não dizer que eu não falei das flores”, ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção de 1968. Após ser reconhecida como um hino da resistência civil e estudantil, devido a fazer crítica a ditadura militar brasileira, teve sua execução censurada e também proibida.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário