Atividade Partitura
Analógica e Ditadura Militar
OBJETIVOS
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Trabalhar a percepção auditiva, bem como, a capacidade de concentração.
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Desenvolver a criatividade e a abstração através do grafismo sonoro.
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Apresentação da escrita musical tradicional.
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Introduzir o aprendizado de alguns signos musicais convencionais.
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Aprimorar aspectos de criticidade e interpretação de conteúdo musical.
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Compreender o processo de ditadura militar no Brasil através de aspectos que
compõem a música “Pra não dizer que eu não falei das flores”.
CONTEÚDOS
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Signos musicais.
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Composição.
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Ditadura militar.
ESTRATÉGIAS
PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
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Aprendizado prévio sobre ditadura militar no Brasil
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Executar a audição da Música com todos os alunos, questionando e interpretando
a letra da sua maneira. Lembrando que ela pode ser entendida como fonte
histórica.
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Executar a leitura do texto (em textos referências), que analisa a composição (letra)
da Música.
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Apresentar a partitura da Música. Explicando os principais símbolos. (Textos, imagens
e partitura em anexo).
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Explicar como funciona a partitura analógica, frisando que o aluno deve inserir
nela os símbolos que avalia mais adequado para a música, de acordo com a sua
percepção individual. Para uma maior aproximação com a partitura tradicional,
sugere-se que se utilize a pauta convencional. A clave, como as ‘notas’, pode
ser um símbolo criado por ele, porém, deve constar no início de cada pauta,
como é proposta convencionalmente. (apoio em anexo – sugere-se apresentação
para os alunos em data show)
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Cada aluno fará a sua criação de acordo com a sua sensibilidade com a música.
Após, entregará ao professor.
RECURSOS
VISUAIS E SONOROS
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Arquivos em anexo com partitura e explicação.
FIXAÇÃO
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Retomada dos principais itens.
AVALIAÇÃO
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Entrega da partitura analógica para o professor. Avaliação individual.
TEXTOS
REFERÊNCIAS
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Análise crítica da música “Pra não dizer que eu não falei das flores”: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2009/08/analise-critica-da-musica-pra-nao-dizer.html
ANEXOS
A música é
escrita na pauta. A pauta contêm 5 linhas e 4 espaços, contados de baixo para
cima. Na pauta, são inseridas as notas que compõem a melodia musical.
Antes de cada
pauta, existe a clave. É ela que dá nome às notas. A clave mais utilizada é a
clave de sol, escrita na segunda linha da pauta.
Existem diversos
tipos de notas que compõem a escrita musical. Cada uma delas tem nome e duração
diferente. Também para cada nota, existe um símbolo equivalente que propõe o
silencio. Este símbolo é chamado de pausa.
Partitura:
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