quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Partitura Analógica e Ditadura Militar
           
A partitura analógica é uma forma de proporcionar a experiência prévia com símbolos musicais, não utilizando para isto a forma tradicional. O processo de alfabetização musical é parecido com o processo de alfabetização da língua portuguesa, em que a criança passa por níveis desde o letramento até o status alfabético. Levando em consideração a escassez de tempo que o professor dispõe para este trabalho complexo, a partitura analógica adequa o aprendizado de forma a deixar o aluno à vontade para vivenciar esta experiência. Com o desenrolar do processo, o aluno vai entendendo o funcionamento da partitura[1] cada vez mais efetivamente, e, assim, o professor pode cumprir com o objetivo de trabalhar Música em sala de aula – estimular o lado criativo e a expressão. Com isto, diversos outros objetivos podem ser alcançados, como no caso, a reflexão de conteúdos históricos.
            A atividade com a partitura analógica pode partir da visualização da partitura de uma música pré-estabelecida. Esta visualização proporciona a introdução a respeito de alguns símbolos musicais básicos existentes neste tipo de escrita e que são utilizados universalmente, como, por exemplo, a clave de sol, o pentagrama ou pauta, os compassos, as diferentes notas musicais, entre outros. O próximo passo é a audição da canção. É neste passo que será criada a partitura analógica. A audição da Música proporciona a aproximação dos traços musicais, e, assim, a criação da sua própria partitura. Podendo acontecer de forma individual ou grupal, a criação da partitura analógica deve registrar no papel os símbolos ou traços que os alunos associarem à música. Esta estratégia permite ao professor atrair o interesse dos alunos, tanto com o conteúdo de História por meio do conteúdo da Música, quanto com aprendizado de signos musicais.  
            O tema proposto para a atividade é ditadura militar. Amplamente pesquisado e analisado, marca um período importante e impactante na história do Brasil. Como muitos artistas atuaram criticamente nesta situação, sendo punidos, torturados e mortos, o legado musical desta época é uma importante fonte historiográfica. A atividade pode ser adaptável também para outros conteúdos em História, pois diversas partituras encontram-se disponíveis na web.  



[1] Representação escrita de uma música, a qual possui seus próprios símbolos associados a sons específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário