domingo, 6 de setembro de 2015

PROPRIEDADES DO SOM
Altura – Um som pode ser grave ou agudo. Isto depende das frequências emitidas pelas suas vibrações por segundo. Exemplos: O som do violino é agudo/o som do contrabaixo é grave. O som dos passarinhos é agudo/o som da vaca é grave.
Duração – Um som pode ser curto ou longo, dependendo do seu tempo de duração e de ressonância. Isto pode ser demonstrado com um apito, emitindo-se sons controlados pelo tempo do sopro.
Intensidade – Um som pode ser fraco ou forte, segundo a amplitude de sua onda. Por exemplo, tocar o piano de forma suave e de forma forte, emite sons de intensidades diferentes. O mesmo pode acontecer com a voz humana, quando falamos alto, ou quando falamos baixo.
Timbre – É a característica típica, ou seja, a personalidade de cada som. É perceptível a diferença de timbre entre um instrumento e outro, por exemplo, entre uma a flauta e o violão, entre o som de da buzina e o som de um telefone tocando, entre a voz de uma criança e a voz de um adulto. 
Densidade – Se refere a um grupo de sons, caracterizando-se pelo menor ou maior agrupamento de sons simultâneos. Por exemplo, em uma dupla, em uma banda, em uma orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário