Paisagem
Sonora e Invenções da História
Somos
rodeados por sons a todo tempo. Mesmo no silêncio aparente é possível ouvir
sons. Estes são naturais do ambiente em que vivemos e sem a presença dos sons o
ambiente se torna estranho e desconfortável, pois somos seres musicais por
natureza. Um conceito importante para trabalhar em sala de aula, com ou sem a
presença da música propriamente dita, é o conceito de Paisagem Sonora. Este tem origem na palavra inglesa "soundscape" e se caracteriza pelo
estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Ou seja, os sons do
ambiente, apesar de muitas vezes não formar frases melódicas ou harmônicas,
derivam da mesma propriedade da música: o som. Dar importância a questões como essa
em meio aos conteúdos escolares, é trabalhar com a capacidade perceptiva do
aluno, de modo a desenvolver habilidades complementares.
Ao prestar atenção na
paisagem sonora que nos rodeia, é possível perceber sons oriundos de diversos
lugares. Eles podem ser de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.
Ou seja, todos os sons que nos rodeiam, em todos os ambientes que permanecemos
ou passamos são entendidos como paisagem sonora. Na sala de aula, por exemplo,
além de sons típicos como as vozes de alunos, professores e funcionários e do
sinal da escola, ainda é possível ouvir, com atenção, uma série de outros sons
como: o rangir das classes, o riscar do giz, o folhar das páginas dos cadernos,
o riscar do lápis no caderno, o caminhar ou correr dos alunos, entre outros.
Assim, pode-se afirmar que estamos imersos neste universo sonoro, e que se
torna impossível da forma como somos constituídos, o ser humano viver sem sons,
sejam quais forem.
A atividade sugerida
pretende trabalhar com a sonoplastia de algumas invenções importantes para a
história, que revolucionaram a forma de vida e pensamento da humanidade.
Acredita-se que ao tentar reproduzir os sons de uma época, o aluno mentalmente
pode transportar-se para aquele tempo. Além disso, o contexto que envolve a
paisagem sonora proposta pode trazer o conhecimento da época.
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