quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Atividade Identidade Social e Gritos de Guerra

OBJETIVOS
- Trabalhar a percepção auditiva, bem como, a capacidade de concentração.
- Desenvolver a criatividade, o improviso e a abstração.
- Integrar e socializar.
- Refletir a respeito das diversas identidades sociais.

CONTEÚDOS
- Identidade social.
- Composição e expressão. 

ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
- Visualização do vídeo sobre o grito de guerra Haka (https://www.youtube.com/watch?v=EnGueQaLAUk).
- Contextualização oral do professor a partir dos textos referenciais, e discussão com todos os alunos.
- Divisão dos alunos em grupos de livre escolha. Cada grupo deverá criar um grito de guerra, e ao final da atividade, apresentar para a turma.
- Os alunos podem incorporar percussões corporais[1] nos movimentos do grito de guerra (Site de apoio em textos referências) ou instrumentos, sejam prontos ou previamente construídos pela turma.

RECURSOS VISUAIS E SONOROS
- Sites e blogs em textos referências.
- Os vídeos que deverão servir de referência para a composição do grito de guerra.

FIXAÇÃO
- Reflexão acerca dos tipos de identidade existentes, e sobre a importância destas na construção histórica. Texto de apoio em textos referências.

AVALIAÇÃO
- Desenvolvimento e apresentação das atividades.

TEXTOS REFERÊNCIAS
- Haka, danças de guerra maori: http://www.newzealand.com/br/feature/haka/
- Haka, a lenda dos all blacks: http://www.papodehomem.com.br/haka-a-lenda-dos-all-blacks/
- Percussão corporal: https://fritosbr.wordpress.com/2012/04/20/a-percussao-corporal-como-recurso-musical-2/



[1] Recurso sonoro e musical que utiliza o corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário