Atividade Identidade
Social e Gritos de Guerra
OBJETIVOS
-
Trabalhar a percepção auditiva, bem como, a capacidade de concentração.
-
Desenvolver a criatividade, o improviso e a abstração.
-
Integrar e socializar.
-
Refletir a respeito das diversas identidades sociais.
CONTEÚDOS
-
Identidade social.
-
Composição e expressão.
ESTRATÉGIAS
PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
-
Visualização do vídeo sobre o grito de guerra Haka (https://www.youtube.com/watch?v=EnGueQaLAUk).
-
Contextualização oral do professor a partir dos textos referenciais, e
discussão com todos os alunos.
-
Divisão dos alunos em grupos de livre escolha. Cada grupo deverá criar um grito
de guerra, e ao final da atividade, apresentar para a turma.
-
Os alunos podem incorporar percussões corporais[1]
nos movimentos do grito de guerra (Site de apoio em textos referências) ou
instrumentos, sejam prontos ou previamente construídos pela turma.
RECURSOS
VISUAIS E SONOROS
- Sites
e blogs em textos referências.
- Os
vídeos que deverão servir de referência para a composição do grito de guerra.
FIXAÇÃO
-
Reflexão acerca dos tipos de identidade existentes, e sobre a importância
destas na construção histórica. Texto de apoio em textos referências.
AVALIAÇÃO
-
Desenvolvimento e apresentação das atividades.
TEXTOS
REFERÊNCIAS
-
O processo de construção de identidade social: http://protarciso.blogspot.com.br/2012/09/o-processo-de-construcao-da-identidade.html
-
Haka, danças de guerra maori: http://www.newzealand.com/br/feature/haka/
- Haka, a lenda dos all blacks: http://www.papodehomem.com.br/haka-a-lenda-dos-all-blacks/
-
Percussão corporal: https://fritosbr.wordpress.com/2012/04/20/a-percussao-corporal-como-recurso-musical-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário